A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade ligada à Secretaria da Saúde (Sesapi), iniciou mais uma etapa da transformação digital em prol da segurança do paciente, com a implantação de assinaturas por meio de certificados digitais nos prontuários eletrônicos do paciente (PEP).
Esta iniciativa é resultado de uma parceria estratégica entre a Associação Reabilitar e a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), certificando aproximadamente mil profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e demais integrantes da equipe multiprofissional assistencial da unidade de saúde.
Atualmente, os profissionais realizam todo o preenchimento do PEP online e, posteriormente, imprimem os prontuários para as devidas assinaturas. Com a certificação digital, os profissionais poderão assinar eletronicamente evoluções, atestados, prescrições, receitas e outros documentos.
O uso da assinatura digital em substituição à coleta tradicional de assinaturas em papel oferece uma economia significativa de tempo e alinha a NMDER com práticas sustentáveis. Esta mudança reduz consideravelmente o consumo de papel e acelera o processo de transformação digital do Governo do Piauí.
Para a diretora técnica da NMDER, Marcele Avelino, a implantação dessa nova etapa no atendimento e na gestão dos serviços da maternidade garante não apenas a redução do uso de papel, mas também a segurança e autenticidade das informações registradas.
“Esta inovação representa um avanço significativo na segurança e eficiência do nosso atendimento, permitindo o acesso rápido e seguro aos dados dos pacientes, garantindo a privacidade das informações e facilitando o trabalho dos nossos profissionais de saúde”, destaca a gestora.
Emissão de certificados digitais
A equipe da Etipi está conduzindo o processo gradual de criação dos certificados digitais A3 por meio de token, essenciais para o acesso seguro e a assinatura no prontuário eletrônico do paciente (PEP).
“Os profissionais já receberam os esclarecimentos de como vai funcionar o agendamento, o atendimento e a documentação que será entregue para criação dos certificados digitais. Agora daremos prosseguimento na instalação e no treinamento dos sistemas específicos da maternidade”, afirmou o coordenador de Atendimento ao Usuário da Etipi, Sérgio Ramos.
O gerente de Tecnologia da Informação da Associação Reabilitar, José Alves, explica que os benefícios são inúmeros, incluindo a otimização dos processos para os profissionais, além de gerar agilidade e confiabilidade no atendimento dos pacientes.
“Após a aprovação dos cadastros dos profissionais, a equipe de TI da Associação Reabilitar fornecerá o token ao profissional, que deverá assinar um termo de responsabilidade sobre o uso adequado do dispositivo. Com esta modernização, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa reforça seu compromisso com a excelência no atendimento, aliando tecnologia avançada à qualidade assistencial prestada aos pacientes”, destacou José Alves.
Mín. 23° Máx. 36°