Assunção do Piauí - Uma disputa eleitoral acirrada e marcada por suspeitas de irregularidades pode ter um novo desdobramento em Assunção do Piauí. Recentemente, uma denúncia feita ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) levantou dúvidas sobre a legitimidade da última eleição municipal. A acusação aponta uma suposta fraude eleitoral envolvendo a transferência irregular de 1.500 eleitores de outras cidades, muitos deles com vínculo próximo ao atual prefeito Jackson Kennedy (PT). Mesmo com essas transferências, Kennedy foi derrotado pelo candidato Jove (PSD) por apenas três votos de diferença.
Nos últimos dias, porém, Givanildo Feitosa, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Assunção do Piauí, trouxe uma nova denúncia que pode mudar o resultado da eleição. Segundo Feitosa, irregularidades em duas seções eleitorais permitiram que eleitores impugnados — ou seja, sem permissão legal para votar — pudessem participar do pleito, supostamente em benefício de Jove. A estratégia do PT, a partir dessa nova informação, é tentar anular os votos das seções 88 e 141. Se o pedido for aceito pela Justiça Eleitoral, o resultado da eleição pode ser revertido, com Kennedy assumindo o mandato por uma vantagem de sete votos.
A denúncia do PT é embasada em uma certidão do Cartório Eleitoral, que confirmou que eleitores impedidos de votar conseguiram, de fato, registrar seus votos nas urnas dessas seções. O documento revela que falhas no sistema eleitoral permitiram o voto irregular, com a anuência de membros da mesa eleitoral, que teriam autorizado a participação dos eleitores impugnados.
O advogado do PT informou que está preparando uma ação judicial para formalizar o pedido de anulação dessas seções. A decisão agora está nas mãos da Justiça Eleitoral, que deve avaliar a denúncia e verificar a possibilidade de reverter o resultado da eleição, o que colocaria Jackson Kennedy de volta à liderança municipal.
O caso ganhou repercussão local, gerando debates sobre a integridade do processo eleitoral em Assunção do Piauí. Em meio a um cenário de incertezas e possíveis revisões de resultados, a população aguarda ansiosa pela decisão final do TRE.
Mín. 23° Máx. 36°